A cotação do Euro turismo indica as condições de compra e venda da moeda usada na maioria dos países da União Europeia para fins de viagem. Os valores divergem do comercial porque trata-se de transações que efetivamente envolvem dinheiro e não apenas transações em contas bancárias. O preço do Euro turismo geralmente não flutua durante o dia e mantido igual. A data acima informa a última atualização.
São informados duas cotações do mercado, uma de compra, outra de venda. Precisa interpretar do ponto de vistas do banco ou da instituição de câmbio, ou seja, “Venda” significa o preço em Real no qual o turista pode comprar Euros. Este valor é interessante para quem pretende visitar a Europa. Por outro lado, a “Compra” implica a compra de Euro por parte das instituições, por exemplo, quando tiver turistas europeias comprando Real aqui no Brasil ou brasileiros trocando seu excesso da moeda europeia.
Sempre há uma divergência entre o valor do Euro turismo e sua contrapartida comercial que é usada em importações e importações. Qualquer diferença significa que o turista não paga o valor “justo”, mas mais caro. Este fato é um consequência inevitável de alguns fatores que encarecem a troca de Reais por Euros em casas de câmbio e agências bancárias:
Mesmo que seja trabalhoso, vale a pena investigar diferentes cotações locais do Euro Turismo porque não existe um valor fixo. Apesar de indicarmos um preço aqui em cima, há liberdade por parte das casas câmbio e dos bancos de fazerem seus próprios valores. Ressalta-se que lugares mais convenientes perto de onde os turistas passam inevitavelmente são mais encarecidos do que agência bancárias por exemplo. Porém, nem todo banco e toda agência faz operações de câmbio. Informe-se com antecedência se pode ou não trocar Real por Euro para fins de viagem para o exterior.